Glossário

Unidade
Os seres humanos fazem parte da totalidade da natureza, estão relacionados a todas as outras formas biológicas e não são superiores a elas.

Duas realidades
O estado quotidiano de consciência (Ordinary state of consciousness - OSC) acessa a realidade comum (Ordinary reality - OR) e o estado de consciência xamânico (shamanic state of consciousness - SSC) acessa a realidade não-comum (non-ordinary reality - NOR). A realidade não comum deve ser entendida como uma realidade paralela, um campo místico de experiência - mas não no sentido de uma dimensão desacoplada, mas sim como segundo lado da mesma moeda.

Universo
Três mundos: superior, meio e inferior. O universo físico descreve o aspecto comum do mundo médio. Mais do que isso, o cosmos xamânico inclui a realidade não-comum.

Espíritos
Essência animada, princípios espirituais-imateriais, com inteligência e poder.

Alma
O indivíduo, espírito mortal e duradouro de um ser. Membros de todas as espécies, incluindo humanos, têm almas.

Auxiliares espirituais, aliados
Os ajudantes espirituais dos xamãs na realidade não-comum. Os mais importantes são o animal de poder e o professor espiritual.

Estado de consciência xamânico (SSC)
Um estado específico de consciência, geralmente induzido por batidas de tambor, chocalhos, maracas ou substâncias psicoativas, mas também acontecendo espontaneamente. Estando em um SSC, os xamãs podem perceber a realidade e espíritos não comuns.

Viagem Xamânica
Viagem intencional em que o xamã, em um estado alterado de consciência, entra na realidade não comum para obter informações e poder. Termina com retorno à realidade quotidiana.

Ferramentas Xamânicas
Os "instrumentos" mais comuns dos xamãs são tambores e maracas. Além disso, o trabalho também é feito com pedras (cristais de quartzo), penas, objetos de madeira ou de metal.

(veja Harner, Michael (2013): Caverna e Cosmos: Encontros Shamânicos com Outra Realidade. Berkeley: Livros do Atlântico Norte, pág. 255)

Os Seminários da FSS em Portugal são orientados pelo formador Luís Gonçalves Louro

Para conhecer o calendário visite:

Página atualizada em Agosto.2018