FSS
FSS
FSS


Foundation for Shamanic Studies (FSS)

FSS

Após o seu treino xamânico inicial no Alto Amazonas em 1961 e 1964, o professor Michael Harner desenvolveu sua prática pessoal de xamanismo e cura xamânica nos Estados Unidos. Ele também começou a ensinar sobre a importância prática do antigo conhecimento xamânico e sabedoria dos povos tribais deste mundo. Como ele escreveu e lecionou sobre xamanismo, os alunos começaram a pedir-lhe para introduzi-los nos métodos xamânicos. Em resposta, ele começou a dar oficinas de treinamento no início da década de 1970 para pequenos grupos de pessoas. O interesse por esta formação cresceu rapidamente e em 1979 fundou o Centro de Estudos Xamanicos (CSS).

Por mais oito anos o Dr. Harner continuou seus deveres como professor universitário de antropologia, mas ao mesmo tempo estava ciente de que a prática xamânica e o treinamento em culturas tribais estavam desaparecendo rapidamente. Tornou-se claro para ele que uma firme ação de alcance mundial deveria ser tomada para ajudar a preservar o conhecimento ancestral e a transmiti-lo às gerações futuras. Então, ele saiu da universidade. Em 1987 a CSS foi integrada numa nova organização sem fins lucrativos, a Foundation for Shamanic Studies (FSS).

A Fundação cresceu rapidamente com o apoio financeiro principalmente proveniente dos cursos de formação xamânica e das oficinas que Michael Harner ensinou. Os seus ensinamentos foram ampliados por outros que ele treinou, como Sandra Ingerman, Sandra Harner, Alicia Luengas Gates, Paul Uccusic, Michael Hasslinger e outros.


Os Seminários da FSS em Portugal são orientados pelo formador Luís Gonçalves Louro

Para conhecer o calendário visite o projeto:

© The Foundation for Shamanic Studies - Europa - Portugal, 2007 - 2017
Página atualizada em Agosto.2017